Produção em massa deve começar ainda no primeiro semestre de 2011

Sexta-feira, a AMD anunciou que finalizou com sucesso sua muito aguardada arquitetura Bulldozer e espera começar a distribuir chips funcionais aos parceiros em pouco tempo. A nova arquitetura high-end da companhia será fabricada sob o processo de 32nm da Globalfoundries e é esperado que seja demonstrado até a segunda metade de 2010.

Recentemente foi noticiado que o Processador de 8 cores em 32nm, Zambezi, o primeiro a ser lançado da linha Bulldozer, usará uma versão modificada de socket chamada AM3 r2 e deverá trazer consigo 8MB de cache L3, deverá suportar memórias DDR3 de até 1866MHz, e será parte da plataforma chamada Scorpio. A companhia também afirmou que Interlagos é o nome código para sua CPU para servidores com 16 núcleos Opteron 6000 series em 32nm, que será baseado no socket G34 que será parte da plataforma chamada Maranello.

De acordo com uma fonte não oficial próxima à companhia, a AMD pretende iniciar a produção em massa de seus Interlagos 12-core e 16-core na primeira metade de 2011. Uma fonte no XbitLabs notou que o Interlagos possui, na verdade, 2 chips de 32nm com nome código Valencia com seus 6 ou 8 cores no mesmo chip. Outras versões do Bulldozer com consumo reduzido e melhoras de performance para Desktop estão nos planos para a produção na segunda metade de 2011.

[Arquitetura Bulldozer]

"No segundo trimestre deste ano nós também produzimos o primeiro produto de 32nm baseado na nossa nova arquitetura high-end Bulldozer. Nós planejamos iniciar a distribuição de amostras de nossos processadores Bulldozer para servidores e desktops na segunda metade deste ano e preparar os lançamentos para 2011. Estes novos processadores entregarão uma melhora significante em performance para a Plataforma AMD", disse Dirk Meyer, chefe executivo da AMD (CEO), durante a conferencia trimestral com investidores.

O tape out do Bulldozer significa que a AMD finalizou o desenho da máscara do chip e enviou para produção na Globalfoundries em um chip físico. Em outubro de 2009, foi noticiado que a nova arquitetura da AMD deveria chegar na segunda metade de 2011, Em perspectiva, esta é a única esperança da companhia para alcançar a Intel enquanto a mesma continua com seu ciclo de desenvolvimento "tic-toc" e substitui sua arquitetura Nehalem em 32nm pela Sandy Bridge em meados de 2011. De qualquer forma, nada está perfeitamente claro, e a data da produção em massa não necessariamente coincide com a data de lançamento oficial. Isto significa que os chips multi-core têm uma igual chance de chegar no segundo semestre do próximo ano. Na indústria manufatureira de chips, o tempo médio do estágio de tape out para a distribuição em si é de 9 a 12 meses, e com o tape out na metade de julho de 2010, o Bulldozer está no seu caminho para o 2º ou 3º trimestre de 2011.

No entanto, a companhia também anunciou que mudará drasticamente as datas do seu chip dual-core em 40nm, Ontario, e seu Fusion 32nm, Llano, baseado na arquitetura K10.5, devido ao progresso do desenvolvimento para a produção em 32nm. "A produção do Llano ainda é esperada para acontecer na primeira metade do próximo ano", disse Dirk Meyer, durante uma conversa com analistas financeiros. "Nós temos visto as taxas de aproveitamento abaixo dos nossos planos em 32nm, [e] demoraremos um pouco mais para trabalhar na melhoria do aproveitamento em 32nm. Então, a mudança efetiva em nossos planos internos para o Llano é de mais alguns meses", falou o Sr. Meyer.
Para a matéria completa [em inglês].

A AMD espera pôr mais luz em suas futuras arquiteturas Bulldozer e Bobcat na Hot Chips Conference que ocorrerá na universidade de Stanford em agosto.

Fonte, Fudzilla.

0 Responses so far.

Postar um comentário