A grande surpresa do chip Fusion é que ele virá com uma GPU equivalente a uma Redwood. Redwood é o nome código para as Radeon HD5500 e HD5600 que são, atualmente, núcleos mainstream (mid-end).

Todos esperavam ver o Cedar, um chip de entrada nas HD5000, como parte do Fusion, assim como estes foram integrados em chipsets no passado. De qualquer forma, pelo visto a ATI pode simplesmente espremer um GPU muito maior e potente no chip tudo-integrado do Fusion.

Comparado ao núcleo do Sandy Bridge (da INTEL), o núcleo DirectX11 derivado do Redwood irá destruir o chip tudo-integrado da INTEL em performance gráfica, mas ao que tudo indica a INTEL ainda vencerá na performance da CPU, novamente, uma vez que os primeiros Fusion não serão baseados no Bulldozer e sim na velha arquitetura K10.5. Isto também indica que a GPU dentro do Ontario e do Llano apenas precisam de suporte a DDR3, coisa que a geração HD5500 oferece, e a performance do Fusion deverá estar na faixa das HD5500 series. Isto irá depender do clock e do número de shaders habilitados no núcleo (que deverão ser completamente ativos nas versões para Desktop), mas está claro que será bem mais poderoso que o segmento integrado do mercado.

A linha de APUs Fusion não será de alto custo, mas isto com certeza acaba com o futuro de chips gráficos low-end e de entrada, pois a CPU do futuro deverá ter potência gráfica suficiente.

Nós ainda teremos de esperar até 2011 para que estes produtos estejam comercialmente disponíveis, mas parece que valerá a pena esperar.

Fonte, Fudzilla.

0 Responses so far.

Postar um comentário